Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Maíra Torres

Parlamento Jovem aprova projeto que cria “botão do pânico” contra abusos em ônibus municipais

Durante a última sessão do Parlamento Jovem da Câmara de Sumaré foi aprovada a criação do “botão do pânico” nos ônibus municipais. A proposta é de autoria do estudante Mateus Vieira, que sugeriu o botão do pânico como meio de denúncia em tempo real aos abusos sexuais e morais que acontecem dentro dos meios de transporte público.

A ideia é de que o botão seja apertado e em seguida, o motorista pare o transporte para realizar a ajuda necessária ou discar para o 190, para registro da ocorrência e até apreensão do criminoso. Além deste, mais dois projetos foram aprovados.

Um deles foi sugerido pelos estudantes Diogo Borges e Ana Paula Miranda, e institui a necessidade de disponibilizar um funcionário para ajudar portadores de deficiências em supermercado ou estabelecimentos similares, durante o horário de funcionamento. O outro, proposto por Matheus Cavalcante, institui o dia 05 de outubro, Dia da Constituição da República Federativa do Brasil, como feriado no município.

Os projetos aprovados seguem agora para os vereadores padrinhos de cada um dos jovens, podendo ser apresentados como proposta na sessão ordinária da Câmara Municipal, com atribuição de crédito aos autores.

Foto: divulgação

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!