Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

20 mil animais estão abandonados em Campinas

A situação dos animais abandonados em Campinas preocupa as autoridades. Segundo o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal da cidade, 20 mil cães e gatos estão atualmente nesta situação no município. Os dados foram divulgados pela Administração Municipal na última segunda-feira e segue parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Como contraponto, ainda segundo o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal de Campinas, a quantidade de adoções de animais em Campinas é muito menor. Aproximadamente 60 cães e gatos são adotados todos os meses no município.

Segundo o médico veterinário e diretor do departamento, Paulo Anselmo Nunes Felipe, as pessoas ainda valorizam muito os cães e gatos de raça.

Os animais abandonados em Campinas são recolhidos, castrados e microchipados e encaminhados para adoção. Ainda segundo a Prefeitura, muitos destes animais foram atendidos pelo Samu Animal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a cães e gatos de rua em situação de alto risco na cidade.

Quem tem uma história sobre adoção de animais em Campinas é a estudante de Nutrição, Nájila Kfouri. Ela e a família adotaram uma gata, batizada de Ofélia.

Segundo a Prefeitura de Campinas, algumas das medidas tomadas pela Administração Municipal em relação aos animais abandonados são: Castração de cães e gatos de rua e domesticados, além da microchipagem, com o objetivo de reduzir a população desses animais e para colaborar na localização daqueles que ficam eventualmente perdidos ou abandonados.

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!