Já parou para pensar se as crianças pudessem fazer sugestões sobre a forma como elas gostariam que fosse o caminho da escola?
Assim já acontece na prática com um projeto social desenvolvido pela Fundação FEAC, e tema da reportagem especial “Se Essa Rua Fosse Minha”, apresentada neste sábado, 2, pela Rádio Brasil Campinas.
A produção é do jornalista Kevin Kamada e tem quatro episódios. O especial navega desde a concepção da ideia até a criação na prática da iniciativa “Caminhos do Brincar”, que escolheu a CEI “Bem Querer” Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, no Satélite Iris em Campinas, para receber intervenções do chamado “Urbanismo Tático”.
O modelo tem sido adotado ao redor do mundo como uma alternativa para testar mudanças estruturais que, bem sucedidas, podem se tornar permanentes. Mas vai além: ao oferecer um protagonismo aos moradores do território atendido, também traz uma dimensão lúdica e de transformação integral para a região.
O “Caminhos do Brincar” é resultado de colaboração entre a Fundação FEAC, o PIC (Primeira Infância Campineira – Prefeitura de Campinas), o escritório de arquitetura Ateliê Navio, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e entidades do terceiro setor.
Você pode escutar os quatro episódios abaixo:
Episódio 1 • Um problema social
Episódio 2 • Um chamado às crianças
Episódio 3 • Mão na massa!
Episódio 4 • Sonhar é preciso
Ouça outras produções especiais:
Jornalista
Jornalista