Quantas vezes você ouviu falar em inteligência artificial nos últimos dias?
A novidade já se tornou uma das principais apostas das maiores empresas de tecnologia de ponta, mas levanta grande debate sobre o preparo da sociedade e os limites éticos do seu uso.
Assuntos que pautaram mais uma edição de um workshop promovido pelo Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial, o “BI0S”, da Unicamp, nos dias 29 e 30 de outubro.
O diretor da unidade, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, Prof. Dr. João Marcos Romano, diz que apesar da euforia gerada pela novidade, é preciso acalmar os ânimos e fazer uma discussão mais madura sobre as aplicações da IA no dia a dia.
Para o docente, o acesso à informação sobre Inteligência Artificial ainda é um grande desafio. Romano pontua que, começando pelas escolas, ainda é preciso explicar do que se trata para só então gerar uma conscientização para o público em geral.
O professor acredita que as universidades e centros de pesquisa vem cumprindo com sua função social de levar as discussões das salas de aula e dos laboratórios para a comunidade.
João Marcos Romano convida a comunidade a conhecer o dia a dia da produção de conhecimento dentro da universidade, como forma de agregar opiniões e visões sobre o que pode ser melhorado no uso da Inteligência Artificial.
As pesquisas desenvolvidas pelo Centro BI0S e outras notícias podem ser consultadas na internet, pelo www.bi0s.unicamp.br.
A sede do Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial da Unicamp fica na Rua Josiah Gibbs, 85, dentro da Cidade Universitária.
Fotografia: Reprodução/Freepik
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista