notícias

23 de janeiro de 2025

Farmacêutica explica necessidade de reaplicar vacinas mal refrigeradas

Caso ocorrido no Centro de Saúde Sousas, em Campinas, leva mais de 500 moradores a convocação; entenda o motivo

ouça a notícia

Pelo menos 500 pessoas vacinadas no Centro de Saúde Sousas, em Campinas, estão sendo convocadas a serem revacinadas.

O procedimento foi adotado depois da constatação de uma oscilação de temperatura na Câmara de Conservação das vacinas do posto de saúde, entre os dias 25 de setembro e 6 de novembro de 2024.

A farmacêutica especialista em Cadeia do Frio, Liana Montemor, explica que cada medicamento é desenvolvido para respeitar uma faixa de temperatura, tanto na armazenagem como no seu transporte.

Seja para uma vacina ou para um comprimido comum, que se armazena em casa, Liana explica que o armazenamento em temperaturas diferentes das quais um medicamento foi desenvolvido, podem fazê-lo perder a sua eficácia.

A especialista ressalta que, no caso dos postos de saúde e hospitais, que lidam com medicamentos mais sensíveis às temperaturas, já existem tecnologias voltadas a evitar o erro de conservação.

Segundo a Prefeitura de Campinas, o problema de armazenamento das vacinas foi discutido junto à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde, que decidiram conjuntamente pela estratégia de revacinação.

A convocação dos moradores afetados acontece por telefone. Todas as dúvidas podem ser sanadas pelo telefone do Distrito de Saúde Suleste, no (19) 3735-9091.

 

 

Fotografia: Reprodução / Rogério Capela/Prefeitura de Campinas


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria