Para deixar a cidade antenada em relação às novas demandas geradas pelas mudanças climáticas, a Prefeitura de Campinas realizou na terça-feira, 21, no Colégio Etecap, a primeira Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente.
O evento produziu dez propostas que serão enviadas para a etapa estadual. A estimativa é de que 250 pessoas de 16 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) estiveram presentes. O colégio eleitoral foi formado por 135 votantes.
As propostas abordam áreas como a de transformação de resíduos, a ampliação da cobertura florestal, a destinação de dotações orçamentárias exclusivas para ações preventivas, a taxação de grandes emissores e implantação de centros de educação socioambiental em todos os municípios. Todas as propostas tiveram como fio condutor o tema “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), afirmou que as políticas climáticas não possuem fronteiras e precisam ser compartilhadas pelo maior números de cidades possíveis.
O prefeito campineiro descreveu as ações que tem sido feitas para viabilizar o êxito das políticas climáticas.
A conferência reuniu cidadãos de diferentes perfis, entre membros de associações, conselhos, ativistas ambientais e servidores públicos de diferentes cidades e estudiosos.
Fotografia: Reprodução / Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista