notícias

6 de junho de 2025

Estudantes de Campinas arrecadam fundos para torneio de robótica na China

Competição internacional desafia jovens a desenvolver soluções para problemas nos oceanos; conheça e saiba como apoiar

ouça a notícia

Cinco jovens e uma equipe de tutores de robótica buscam realizar o sonho de uma competição internacional que acontecerá na China.

Eles compõem a equipe mirim Cyberzukas, uma das duas únicas do Brasil classificadas para a etapa mundial de uma competição organizada pela fabricante de brinquedos Lego, onde crianças de 8 a 10 anos competem pela melhor criação de soluções para problemas da vida nos oceanos.

No entanto, para conseguir chegar à disputa na Ásia, os talentos campineiros precisam custear a hospedagem e outras despesas por cerca de duas semanas.

Um deles é o Samuel, de 9 anos, que conta como a robótica já o ajuda no dia a dia com as disciplinas da escola.

Já o Lucas tem 10 anos, e se orgulha das conquistas para o aprendizado de matemática.

O diretor educacional e fundador da equipe CyberZukas, Anderson Bruno Santos, explica que além de desenvolver habilidades como raciocínio lógico e o trabalho em equipe, a competição de robótica proporciona às crianças um contato maduro com a temática ambiental, uma urgência dos tempos atuais.

Santos ressalta que o ensino de robótica é um primeiro passo no aprendizado de uma área que tende a se tornar essencial para o emprego do futuro: o universo da programação.

Os interessados em ajudar no custeio da viagem da equipe Cyberzukas para a China podem entrar em contato por ligação normal ou mensagem de WhatsApp pelo telefone (19) 97407-8331.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas nos perfis da equipe pelas redes sociais. 

Conheça mais sobre o projeto Cyberzukas.

 

 

 

 

Fotografia: Kevin Kamada/Rádio Brasil Campinas


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria