Técnicos de enfermagem estão em primeiro lugar no ranking de acidentes de trabalho.
Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, uma parceria entre o Ministério Público e o Escritório de Organização do Trabalho.
Os principais motivos que comprovam essa realidade, segundo o estudo, são a exposição dos profissionais às questões físicas e biológicas, além do uso de ferramentas perfurocortantes.
A engenheira de Segurança do Trabalho da Santa Casa de São José dos Campos, Maria Clara Borges, explica que esses acidentes podem estar relacionados também às jornadas cansativas que os profissionais de saúde realizam.
Maria Clara Borges destaca que os acidentes que envolvem materiais biológicos, têm um impacto maior na vida do enfermeiro.
Ela acredita que por ser um risco invisível, ele pode afetar de forma mais grave, o psicológico de um profissional.
Em 2005, uma norma regulamentadora, NR-32, foi criada especificamente para os profissionais de saúde. Ela define diretrizes que garantem saúde e segurança no trabalho para essa categoria.
Maria Clara reforça que além dessa norma, as autoridades de saúde promovem campanhas e ações que visam a integridade física desses profissionais.
Em 2022, foram feitos mais de 36 mil registros de notificações de acidentes de trabalho envolvendo técnicos de enfermagem. Esse número representa 7% do total.
Leia e ouça também: