A Unicamp decidiu afastar o professor que teria ameaçado um estudante com uma faca durante a manifestação da última terça-feira, 3, no câmpus de Barão Geraldo.
O anúncio foi realizado por meio de nota, assinada pelo presidente do Conselho do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Ricardo Martins, e publicado nesta quarta-feira, dia 4.
Pela medida, Rafael de Freitas Leão deve ficar inabilitado de exercer qualquer função didática durante todo o segundo semestre deste ano.
O Instituto de Matemática já havia divulgado uma nota de repúdio à postura do docente, reforçada pela Carta de Princípios, também publicada pela Reitoria da Unicamp.
Nesta quarta-feira, um grupo de estudantes também realizou uma nova paralisação. A greve dos alunos foi decidida por meio de uma assembleia, realizada pelo DCE, o Diretório Central dos Estudantes.
Os discentes pedem a exoneração do professor, mas a Unicamp ainda não se posicionou sobre o caso.
Em comunicado distribuído na terça, a Reitoria ressaltou ter aberto um procedimento administrativo para apurar o episódio.
Apesar de ter sido filmado em luta corporal contra um aluno, a defesa de Rafael Leão nega que o professor tenha cometido alguma agressão, e diz ter se defendido ao ser agredido pelos alunos.
Fotografia: Reprodução
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária