O novo edital do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará Campinas à cidade de São Paulo, foi lançado neste sábado, 7, em cerimônia realizada no Prédio do Relógio, que está anexo a antiga estação ferroviária de Campinas. O evento teve a presença do governador Tarcisio de Freitas e do prefeito Dário Saadi, ambos do Republicanos.
O projeto do novo edital do Trem Intercidades (TIC) prevê a ligação, por linha férrea, entre o município de Campinas e a capital. O pacote contempla a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Investimento previsto é de R$ 13,5 bilhões. O leilão está marcado para o dia 29 de fevereiro de 2024.
O governador Tarcisio de Freitas considera que o Trem Intercidades tem tudo para iniciar um círculo virtuoso na economia da Região Metropolitana de Campinas.
O mandatário do Palácio dos Bandeirantes também afirmou que o Trem Intercidades é um primeiro passo para espalhar o mesmo projeto para outras regiões do estado de São Paulo.
Para o prefeito Dário Saadi, a obra servirá para que toda a região fique antenada e atualizada em relação aos meios de transporte adequados para o Século 21.
Dário Saadi afirmou que a Região Metropolitana de Campinas tem todas as condições de abrigar uma obra deste porte.
Em relação ao processo de licitação, o primeiro critério de julgamento será o maior desconto sobre a contraprestação pecuniária máxima. O vencedor será o que apresentar a maior redução de pagamento, pelo Estado, sobre prestação dos serviços.
Caso seja ofertado desconto igual por mais de um licitante, o pregão será definido pelo segundo critério, que é o de maior redução do aporte do Estado no projeto.
Fotografia: Elaine Alves / Governo do Estado de SP
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista