A pesquisa mensal realizada pela Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Campinas) e que foi apresentada nesta terça-feira,24, trouxe dados preocupantes para a indústria da Região Metropolitana de Campinas.
O levantamento demonstrou que apenas 8% das empresas afirmaram que se encontram satisfeitas com o grau de inovação das indústrias da região. Outros 15% disseram que estão insatisfeitos e querem avança muito mais.
A sondage apontou que 92% das indústrias da região de Campinas desejaram avançar no seu grau de inovação tecnológica. O levantamento também detectou que 85% das empresas afirmam que faltam profissionais com formação técnica ou com nível superior. Apenas 15% das indústrias estão satisfeitas com a formação dos seus colaboradores.
O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, também mostrou outras preocupações, como a demora da reforma tributária no Congresso Nacional e o início da discussão no Congresso Nacional de outras reformas necessárias para o país.
Diante desse quadro, o diretor do Ciesp-Campinas acredita que o ministro de Indústria e Comércio, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, faz aquilo que está ao seu alcance.
Com relação aos investimentos das indústrias na ampliação da capacidade produtiva para o próximo período de 12 meses, 38% das associadas afirmaram que irão atualizar o maquinário existente. Outros 24% ampliarão o número de máquinas. Já 38% disseram que não irão investir na ampliação do seu negócio.
Fotografia: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista