notícias

22 de novembro de 2023

Empresa faz coleta de sangue de voluntários para fazer o mapeamento genético

Dados vão ser usados para futuras pesquisas clínicas e de medicamentos da população brasileira

ouça a notícia

O projeto de mapeamento genético da população brasileira, realizado pela startup “Gen-t do Brasil”, vai coletar amostras de sangue dos voluntários de Hortolândia até esta quinta-feira, 23.

A ação está no município desde agosto e fez as coletas nas Unidades Básicas de Saúde. Desta vez, as equipes de enfermeiros estão localizadas na sede do Programa Viva Mais de Hortolândia.

Segundo a geneticista e CEO da Gen-t Brasil, Lygia da Veiga Pereira, o objetivo desse mapeamento é entender quais os tipos de variações genéticas que podem levar uma pessoa a ter tendência ou não de alguma doença.

Lygia Pereira afirma que esse estudo é feito por meio do cruzamento de informações da saúde dos voluntários, com as informações do DNA.

A meta da empresa é conseguir a coleta de cinco mil voluntários para assim, criar um banco de dados que possam ser usados para futuras pesquisas clínicas e de medicamentos da população brasileira.

De acordo com a médica especialista, os voluntários que participam desse projeto são acompanhados todos os anos, com coletas de rotina para avaliar a própria saúde.

Os interessados em participar do estudo precisam comparecer presencialmente à sede do Viva Mais de Hortolândia, que fica localizada na Rua Pedro Pereira dos Santos, 147, no Jarfim Santa Clara do Lago I.

A coleta de sangue vai ser realizada das 07:15 até às 10:45 da manhã. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3809-4210. 

 

Fotografia: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria