Uma pesquisa divulgada na última terça-feira, 26, pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, apontou que os brasileiros gastaram menos com os presentes de Natal neste ano.
Segundo ele, as quedas nas vendas de varejo físico na semana que antecede a comemoração foram de 1,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número fez com que a data fosse a menor dos últimos três anos.
Já no final de semana do natal, entre os dias 22 e 24 de dezembro, o estudo apontou uma queda mais acentuada, de 10,7%.
Para o economista Luis Rabi, alguns fatores podem ter contribuído para os resultados, como o fato da véspera de Natal ter caído em um domingo e também por causa do aumento de inadimplentes no país.
No estado de São Paulo, as vendas também não foram expressivas. A queda foi de 1,2% durante a semana anterior ao do Natal e de 9,6% no final de semana festivo. No entanto, o economista faz uma projeção positiva para o próximo ano e não só para o crescimento das vendas nos feriados festivos de final de ano.
Para luiz Rabi, três fatores principais podem estar relacionados para esses possíveis resultados.Os dados da pesquisa foram coletado entre os dias 18 e 24 de dezembro deste ano, levando em conta o mesmo período do ano passado.
Fotografia: Rovena Rosa / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária