notícias

12 de janeiro de 2024

Decisão individual no STF suspende reintegração de posse em Hortolândia

Decisão beneficia pelo menos 200 famílias que estavam na iminência de serem removidas do Jardim Adelaide

ouça a notícia

A reintegração de posse de uma área localizada no Jardim Adelaide, em Hortolândia, está suspensa, pelo menos enquanto perdurar o recesso do Poder Judiciário.

A decisão é do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu pedido feito pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O caso chegou a Brasília depois de uma grande mobilização feita por grupos sociais e deputados estaduais, junto ao Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública.

Em parecer assinado pelos defensores públicos Pedro Feilke, Taíssa Pinheiro e Camila Watanabe, a Defensoria ressalta que a ocupação do Jardim Adelaide é fruto de um movimento social de afirmação do direito constitucional à moradia.

Já em sua decisão que suspendeu a reintegração, o ministro Edson Fachin apontou a necessidade de um regime de transição que assegure a conciliação entre as partes, mas também a proteção de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade a abrigos sociais dignos.

Fachin também determinou que a suspensão valha até que o caso seja acompanhado pela Comissão de Conflitos Fundiários e pelo Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse, ambas instituições ligadas ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A decisão beneficia pelo menos 200 famílias que estavam na iminência de serem removidas do Jardim Adelaide.

 

 

Fotografia: Reprodução / MTD-SP


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria