O Programa Olho Vivo, de monitoramento e segurança de Valinhos, completou na última sexta-feira, 12, um ano de funcionamento.
Uma integração com o Centro de Operações e Inteligência, o COI, permite fazer as interações com todas as corporações policiais, como Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.
O inspetor da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Robson Cleber, afirma que desde o começo das operações, foram mais de sete mil ocorrências atendidas.
Segundo ele, mais da metade delas são devido à perturbação de sossego e também a averiguação de indivíduo suspeito.
Atualmente, o programa conta com mais de mil câmeras espalhadas pelo município.
O conjunto delas forma uma espécie de “Muralha Digital”, que permite que os agentes de segurança pública tenham imagens de todos os pontos de Valinhos.
Robson Cleber explica como é feito o procedimento desde a identificação de um possível suspeito até a abordagem policial.
O Guarda Municipal tem um otimismo em relação ao funcionamento do programa na cidade.
Robson Cleber reforça que o sistema é eficaz ao transmitir a informação de um suspeito ou algo indevido e que isso ajuda os agentes a terem mais agilidade e assertividade no monitoramento.
No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos criou o aplicativo “Alô GCM”, para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva que precisam entrar em contato com a Guarda Municipal.
Além disso, o botão “SOS Cidadão” foi implantado pela pasta e foi solicitado pelas escolas, por vigias e também por mulheres em situação de risco.
Fotografia: Divulgação / Prefeitura de Valinhos
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária