Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Acidentômetro do Trabalho é lançado em Campinas

O Acidentômetro do Trabalho, equipamento criado por meio de uma parceria entre o MPT (Ministério Público do Trabalho), o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas) e a Prefeitura de Campinas, foi inaugurado na última terça-feira.

O objetivo do painel é mostrar para a população, em tempo real, os números de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no Brasil. Os dados incluem, além das ocorrências registradas, os dias de trabalho perdidos com afastamentos previdenciários, os gastos da Previdência com benefícios acidentários, as mortes notificadas, e etc.

A inauguração do acidentômetro faz parte da campanha publicitária “A Dor Pode Te Marcar”, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade da importância da prevenção de doenças ocupacionais e transtornos mentais decorrentes do trabalho.

De acordo com o procurador do Trabalho, Mário Antonio Gomes, a campanha do MPT vai ser feita por etapas.

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do MPT, foram registrados, entre 2012 e 2018,7.960 auxílios-doença em Campinas, com impacto previdenciário superior a R$ 70 milhões, com a perda de 1.138 dias de trabalho.

Para o procurador do Trabalho, Mário Antonio Gomes, a maior parte dos casos de afastamento é causada por doenças osteomusculares, como a Lesão por Esforço Repetitivo, por exemplo.

Para mais informações sobre a campanha “A Dor Pode Te Marcar” acesse o seguinte site: www.prt15.mpt.mp.br

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!