Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Aeroporto de Viracopos registra pior movimento de passageiros desde 2013; tendências de curto e longo prazos são diferentes

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou neste ano o pior movimento de passageiros desde 2013, quando o terminal foi entregue para a concessão privada. De janeiro a setembro de 2018 passaram pelo local 6.807.985 passageiros, entre embarques e desembarques.

Nos primeiros nove meses de 2013 foi registrada a passagem de 6.839.853 pessoas em Viracopos. O ano de 2016 também foi complicado nesse quesito: entre janeiro e setembro passaram pelo terminal 6.918.46 passageiros.

No curto prazo, no entanto, a administração de Viracopos tem motivos para comemorar. Em setembro deste ano foram registrados 787.341 passageiros, o melhor número para o mês desde 2015, quando o aeroporto bateu recorde de movimentação.

Segundo o professor de economia e finanças da UniMetrocamp Wyden, Fabrício Pessato, a crise econômica ainda causa reflexos no transporte de passageiros. E a tendência, de curto prazo, ainda é incerta.

Mas, a longo prazo, pode ser que Viracopos torne-se o grande centro de transporte de passageiros e de cargas. A saturação do Aeroporto de Guarulhos é um possível indicio disto. É o que afirma o professor de Logística e Transportes da Unicamp, Orlando Fontes Lima Junior.

Para o administrador e professor de Administração da PUC-Campinas e pós-graduado em Políticas Estratégicas, Eli Borochovicius, o transporte de cargas em Viracopos ainda é o grande destaque do terminal.

Para mais informações sobre os números de passageiros transportados e dos vôos disponíveis em Viracopos, acesse o seguinte site: www.viracopos.com

Reportagem: Luiz Felipe Leite

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!