

Por Ericka Araújo
O aumento no número de escorpiões encontrados dentro de casa tem preocupado moradores de Campinas e Sumaré, no interior paulista. Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), este crescimento acontece devido ao clima mais quente e úmido do ano, típico neste período do ano.
A motorista Dalva Araújo, moradora do bairro Matão, em Sumaré, relatou que o aparecimento de escorpiões tem preocupado ela e suas vizinhas. Ela ainda comentou quais ações tomou para evitar que este tipo de animal entre em sua casa.
Quem também encontrou escorpiões em sua casa foi o entregador de mercadorias Eliseu Fernandes de Sousa, que mora no bairro Campo Florido, em Campinas.
Em entrevista a Rádio Brasil Campinas, o médico veterinário Marcello Nardi, presidente da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens (CTMVAS) do CRMV, deu algumas dicas e comentou alguns mitos, como o de passar querosene e gasolina em casa.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, o estado de São Paulo registrou 44.399 acidentes com animais peçonhentos, inclusive escorpiões. Este número representa aproximadamente 41% do total da Região Sudeste. Em todo o país, no ano passado, foram registrados 265.546 casos, sendo que 4.080 foram fatais.