Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Após ocupação total de leitos de UTI Covid do SUS de Campinas mais 13 vagas devem ser contratadas

Após ocupação de 100% dos 90 leitos de UTI no SUS Municipal para pacientes com COVID-19, o prefeito Dário Saadi afirmou que negociações para abertura de mais 13 leitos de UTI no SUS Municipal estão em andamento.

Na última sexta-feira (22) entre dez horas da noite e as duas horas da manhã de sábado (23) não havia nenhum leito de UTI disponível para paciente com Covid-19.

O prefeito Dário Saadi esteve no Hospital Ouro Verde e afirmou que a contratação de mais 13 leitos para o SUS Municipal estão em andamento e que a Unicamp deve abrir mais 15 leitos de UTI nas próximas semanas:

“Nós estamos numa programação de ampliação desses leitos de UTI, inclusive no Ouro Verde também. O governo do estado deve abrir leitos na Unicamp também”.

O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, fez um apelo para que os jovens evitem aglomerações e, consequentemente, levar o vírus da Covid-19 para a população com mais de 80 anos que representa quase 40% dos pacientes que evoluem para casos graves e óbitos.

“40% na população acima de 85 anos que vem para a UTI tem uma evolução ruim. São esses que estão ocupando as UTIs. Se os jovens preservarem os mais velhos nós vamos conseguir manter uma dinâmica melhor dos leitos de UTI”.

O Boletim da Prefeitura de Campinas divulgado nesta segunda-feira (25), dos 90 leitos de UTI do SUS Municipal para pacientes com Covid, apenas seis leitos estão livres. No SUS Estadual, apenas 1 leito está disponível no HC da Unicamp. Na rede particular, são 32 leitos vagos para pacientes com Covid-19.

Segundo a Prefeitura de Campinas, nesta segunda-feira (25), a taxa de ocupação total dos leitos de UTI Covid é de 83,68%. 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Experiência de Deus