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Por Luiz Felipe Leite

Audiências públicas voltam a discutir criação do Trem Intercidades

Audiências públicas vão ser realizadas neste ano nas cidades que devem ser cortadas pelo Trem Intercidades, que deve ligar São Paulo a Americana, passando por Campinas. O objetivo, divulgado em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, é discutir os impactos ambientais e sociais do projeto.

As consultas devem ser iniciadas nos municípios envolvidos com a primeira parte do projeto, entre São Paulo, Jundiaí e Campinas. As informações foram publicadas na última quinta-feira (23) no Portal Cidade ON.

O projeto prevê o Trem Intercidades com viagens expressas com algumas paradas. Os trens deverão ser equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, serviço de bordo e velocidade acima de 120 quilômetros por hora. Atualmente, segundo a pesquisa Origem e Destino do Metrô, mais de 65 mil viagens são feitas diariamente desde a região de Campinas até São Paulo pelas rodovias convencionais.

Na avaliação do engenheiro e professor da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp e mestre em Transportes, Creso de Franco Peixoto, a demanda pelo transporte ferroviário no interior de São Paulo é histórica.

Ainda segundo o especialista, a estrutura deve ser levada em consideração pelo Governo do Estado, junto da necessidade de não repassar custos tão elevados pra população.

Por fim o professor Creso de Franco Peixoto afirmou que a integração capital-interior deve ser focada durante as obras do Trem Intercidades.

A previsão inicial do Governo do Estado é de que o Trem Intercidades entre em operação a partir do ano que vem.

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