Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Butantan entrega mais 1,2 milhão de doses da coronavac para o Plano Nacional de Imunização

O Instituto Butantan entregou uma nova remessa com 1,2 milhão de doses da coronavac para o Plano Nacional de Imunização. A expectativa era a de que 426 mil doses do imunizante fossem encaminhadas ao Ministério da Saúde nesta terça-feira (23). 

A entrega de um montante quase três vezes superior ao esperado foi possível porque o Instituto aumentou a capacidade produtiva desde a chegada do IFA, Insumo Farmacêutico Ativo. Até o início de março, segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas, o Butantan deve entregar mais de 5 milhões de doses ao governo federal.

A entrega realizada nesta terça-feira (23) atende aos contratos assinados com o Ministério da Saúde que preveem a entrega de 100 milhões de doses da coronavac até o final de setembro. 

A expectativa do Butantan é que 46 milhões de doses sejam entregues até o final de abril e a entrega seja concluída até o final de agosto, com mais 54 milhões de doses da coronavac.

Segundo Dimas Covas, a produção das doses depende da entrega do IFA, mas o governo chinês está colaborando com as exportações e um novo lote com 8,2 mil litros do insumo está previsto para chegar na próxima semana.

Atualmente, o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde negociam a contratação de mais 30 milhões de doses da coronavac. Segundo o governador João Dória, o contrato será firmado apenas se o Ministério da Saúde concordar com a retirada da cláusula de exclusividade para que o Butantan possa vender 20 milhões de doses da coronavac para o governo de São Paulo.

Com a entrega de 1,2 milhão de doses realizada nesta terça-feira (23), o Instituto Butantan já forneceu 11 milhões de doses da coronavac para o Plano Nacional de Imunização.

 

Foto: Governo de São Paulo

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

O Som do Sagrado