Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Calha de rio que abastece região de Campinas vai receber manutenção; tendência é que água chegue 30% mais rápido após limpeza

A calha do Rio Atibainha, que é um dos rios que formam o Rio Atibaia, vai receber uma manutenção a partir de julho deste ano. O Rio Atibaia é responsável pelo abastecimento de 95% da cidade de Campinas, além de fornecer água para várias outras cidades do interior de São Paulo.

A operação, que vai ser realizada pela Agência das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), deve custar aproximadamente R$ 750 mil. Uma das consequências da manutenção é que a água do Sistema Cantareira deve chegar mais rapidamente às cidades da região de Campinas.

Segundo a área responsável pela operação, todo o material orgânico que está impedindo o fluxo de água entre o Rio Atibainha e o Rio Atibaia vai ser retirado. Vão ser removidos materiais como troncos de árvore presos dentro da água captada.

O trecho que vai ser afetado fica localizado entre as cidades de Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões, de onde a água é direcionada para a região de Campinas.

De acordo com a coordenadora de Projetos da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco de Campos, a limpeza da calha vai beneficiar muitas pessoas.

A estimativa inicial, ainda segundo Elaine Franco de Campos, é de que os resultados alcançados com a manutenção, que deve começar em julho, sejam parecidos com os atingidos com a operação realizada pela última vez, no ano de 2007. Na ocasião a velocidade de escoamento da água do Cantareira ficou quase 30% mais rápida.

A operação vai ser custeada com recursos financeiro dos Comitês PCJ, com base no imposto do uso de águas dos rios federais. Para a coordenadora de Projetos da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco de Campos, trata-se de uma obra muito abrangente.

Um relatório sobre as obras vai ser enviado quinzenalmente para a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que vai acompanhar as intervenções.

Imagem: Agência PCJ

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!