Em sessão extraordinária realizada na manhã de segunda-feira, dia 29 de novembro, a Câmara Municipal de Campinas aprovou em turno único de discussão e votação um Projeto de Lei, de autoria do poder executivo que institui e inclui no calendário oficial de eventos da cidade a Semana da Mobilidade Urbana
De acordo com o texto de lei aprovado, a Semana será realizada anualmente, de 18 a 25 de setembro a partir de 2023. A meta será mobilizar a população pela melhoria da mobilidade em Campinas. O evento terá a função de fomentar discussões, debates e iniciativas para uma mobilidade humana mais segura e sustentável.
Para o vereador Cecilio Santos, líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal, a mudança de postura e de atitude no trânsito campineiro precisa acontecer antes mesmo da instalação da Campanha de Mobilidade Urbana em 2023.
Luiz Carlos Rossini, líder do governo na Câmara Municipal acredita que a campanha poderá auxiliar na construção de um trânsito mais seguro.
A aprovação do Projeto de Lei na Câmara Municipal acontece após a divulgação de dados preocupantes em relação ao trânsito de Campinas.
De acordo com o Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo, o Infosiga-Sp, a cidade de Campinas registrou 120 mortes no trânsito nos primeiros dez meses de 2022. Este foi o maior número para o período dos últimos cinco anos.
Ainda de acordo com os dados, os motociclistas foram as principais vítimas do trânsito da cidade. Eles representaram 43,3% do total de óbitos.
Diante disso, no período de 12 a 21 de dezembro, a Emdec realizará ações educativas em áreas com alto índice de acidentes e que apresentam também grande volume de travessia de pedestres. As ações terão auxilio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Reportagem Elias Aredes .