Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Câmeras que fazem reconhecimento facial continuam a ser testadas em Campinas

Os testes com câmeras, que tem a capacidade de realizar reconhecimento facial, continuam sendo realizados nas vias públicas de Campinas. Segundo a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, a intenção é garantir que os equipamentos funcionem sem problemas.

O sistema, que começou a ser testado no fim do ano passado, utiliza seis câmeras espalhadas no Terminal Central. A intenção, caso as avaliações sejam bem sucedidas, é de instalar mais 30 aparelhos em outras partes do município.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Campinas com o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, as funções das câmeras vão além da capacidade do reconhecimento facial.

Ainda segundo a Prefeitura de Campinas, o sistema necessita de um banco de dados com rostos cadastrados para poder funcionar. O banco de dados vai ser abastecido com informações e fotografias da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), da Guarda Civil Municipal, entre outras instituições.

Para o secretário de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, a tecnologia é uma das principais aliadas no trabalho do Poder Público.

Os testes das câmeras vão continuar até o fim deste semestre. Em seguida, caso as avaliações sejam bem sucedidas, os equipamentos vão ser colocados em operação. Os custos da próxima etapa do projeto não foram detalhados pela Prefeitura de Campinas.

Imagem: EMDEC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!