Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Campanha de vacinação contra a raiva animal não vai ser realizada em Campinas

A Prefeitura de Campinas, por meio do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), não vai fazer neste ano a campanha de vacinação contra a raiva animal. A informação foi confirmada para a Rádio Brasil na tarde da última sexta-feira.

Segundo a Administração Municipal, dois fatores colaboraram para esta decisão. O primeiro deles foi uma orientação do Ministério da Saúde, que teria afirmado não dispor de vacinas no momento. O Governo Federal é o responsável por distribuir os insumos para os municípios.

O outro fator é de que a Prefeitura avalia, após mais de duas décadas sem registros de raiva em humanos e em cachorros e gatos na cidade, de que uma campanha universal de vacinação não seria necessária.

Os únicos casos registrados em Campinas de raiva animal nos últimos anos foram em morcegos, sendo uma média de 20 a 30 ocorrências nos últimos dez anos.

Segundo a diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, isto é um sinal de que a raiva animal está perto de ser oficialmente extinta na cidade de Campinas e em todo o Estado.

Apesar das alegações da Prefeitura, especialistas enxergam a vacinação anual como a única maneira de evitar que a raiva animal continue existindo. Esta é a opinião da veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Campinas, Luciana Bonato.

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que adquire doses da vacina antirrábica para animais em quantidade suficiente para atender a demanda mensal dos estados. O envio referente ao mês de julho aguarda entrega do laboratório responsável pelo fornecimento. As doses da vacina devem ser enviadas aos estados assim que a produção for normalizada.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas também informou que a Unidade de Vigilância em Zoonoses possui, no estoque, vacinas suficientes para imunizar animais domésticos por meio de agendamento. O telefone para contato é 3245-1219.

Imagem: Agência Brasil – EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!