Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Campanha de vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira em todo o País

Cidades de todo o País vão começar, a partir desta segunda-feira (7), a campanha de vacinação contra o sarampo. Até o momento, segundo dados do Ministério da Saúde, foram confirmados 4.507 casos da doença em todo o Brasil. Mais de 97% das ocorrências foram registradas em cidades do Estado de São Paulo.

O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 25 de outubro, as doses vão estar disponíveis em todos os postos de vacinação para crianças a partir de seis meses e com menos de cinco anos de idade.

A campanha também terá uma segunda fase, neste ano. Ela vai ser focada em jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro.

Em entrevista ao Podcast Unesp, o infectologista e professor da Unesp de Botucatu, Carlos Magno Fortaleza falou da importância da imunização contra o sarampo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a vacina contra o sarampo é contraindicada para pessoas grávidas ou com imunodepressão e também para crianças com menos de seis meses de idade.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kléber, foi feito um trabalho neste ano para garantir o envio de vacinas aos estados.

Até o momento foram confirmadas quatro mortes por sarampo no Brasil, sendo três no estado de São Paulo e uma em Pernambuco.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os municípios devem continuar a fazer ações de bloqueio diante da notificação de casos de sarampo.

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!