
Por Celina Silveira
Campinas abre agendamento para vacinação de população com mais de 80 anos
O agendamento da vacinação contra a Covid-19 estará disponível para idosos entre 80 e 84 anos neste sábado (27) a partir das 09 horas da manhã. O início da vacinação está previsto para a próxima segunda-feira, 1º de março.
Durante o final de semana, o agendamento pode ser feito nos Centros de Saúde ou no site da Prefeitura, o www. campinas.sp.gov.br. Em dias úteis o agendamento também estará disponível pelo número 160.
No momento do agendamento, o idoso com mobilidade reduzida ou o familiar dele poderão optar pela vacinação drive-thru, quando o paciente permanece no carro e a equipe de saúde vai até ele para aplicar a vacina.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Campinas recebeu 13.650 doses do imunizante contra a Covid-19 para imunizar a população entre 80 e 84 anos. Todas as doses devem ser aplicadas em até sete dias.
Segundo a diretora do Devisa, Departamento de Vigilância em Saúde, mais de 100% do total de idosos com mais de 85 e 90 anos de Campinas já foram vacinados, o que indica que moradores da região foram imunizados na cidade.
Mesmo com o agendamento da vacinação da população entre 80 e 84 anos, os idosos com 85 anos ou mais que residem em Campinas e ainda não foram vacinados também podem fazer o agendamento para serem imunizados.
Fim da fase vermelha noturna
Nesta sexta-feira (26), Campinas regrediu para a fase laranja do Plano SP, quando comércios não essenciais (shoppings, restaurantes e comércios em geral) podem funcionar por oito horas diárias, entre 06h e 20h com ocupação de até 40%. Os bares também podem abrir, no entanto, a permanência de clientes no estabelecimento é proibida durante a fase laranja.
A fase laranja do Plano SP terá início na próxima segunda-feira (1º). No mesmo dia, a Prefeitura de Campinas publicará decreto em que cancela a fase vermelha noturna que teve início no último dia 23. A administração municipal também vai revogar a tolerância de uma hora que permitia que os restaurantes continuassem atendendo os clientes que chegaram antes das 20h, o horário de fechamento definido pelo Plano SP durante a fase laranja.
Além da reclassificação do Plano SP, segue em vigor o decreto estadual que impõe o “toque de restrição” entre 23h e 05h em todo o estado de São Paulo.
Foto: Prefeitura de Campinas