Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Campinas e Valinhos firmam parceria inédita no setor de saneamento do Estado de São Paulo

A Sanasa vai ampliar e modernizar a Estação de Tratamento de Esgoto Capuava, que vai ser transformada em uma estação produtora de água de reúso, com o objetivo de melhorar a qualidade da água despejada no Ribeirão Pinheiros, localizado a 1,5 Km do ponto de captação da empresa de saneamento de Campinas.

A medida faz parte de uma parceria entre a cidade de Campinas e Valinhos, inédita no Estado de São Paulo, que prevê um contrato de 30 anos e investimento no valor de R$ 100 milhões.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), destacou a importância desta parceria.

O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale (PSB), ressaltou o impacto positivo no meio ambiente.

Por meio da parceria, Campinas também vai poder tratar em Valinhos o esgoto que atualmente é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto Samambaia. A Estação de Tratamento de Esgoto Capuava trata hoje mais de 255 litros de esgoto por segundo, enquanto a quantidade de esgoto tratado na unidade Samambaia é de apenas 60 litros por segundo, em função da pouca demanda.

A formalização deste trabalho de cooperação ocorreu na última quinta-feira (20) com a assinatura do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público.

A cerimônia de assinatura contou a presença dos prefeitos de Campinas e de Valinhos, Jonas Donizette e Orestes Previtale; dos presidentes da Sanasa e do Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV), Arly de Lara Romêo e Pedro Inácio Medeiros; e do Promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Manhã Brasil