Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Campinas regulamenta uso de bicicletas e patinetes elétricos

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), assinou na tarde de segunda-feira o decreto que regulamenta o uso de bicicletas e patinetes elétricos no município.

O documento determina os limites de velocidade e estabelece normas para as empresas que responsáveis pelo serviço na cidade. Porém não torna obrigatório o uso de capacetes e não determina aplicação de multas para quem descumprir as normas estabelecidas.

Para o Chefe do Executivo, o decreto atende uma demanda crescente na cidade.

Questionado sobre tributação, o prefeito afirmou que não tem intenção de taxar as empresas que oferecem o serviço pelo uso do solo público. O motivo seria o impacto positivo ao município por meio do incentivo de um meio de transporte não poluente.

Segundo o documento, os patinetes vão ter limite de velocidade. Nas calçadas, a velocidade máxima permitida será de 6 km/h e nas ciclovias e ciclofaixas, 20 km/h. No caso das bicicletas elétricas, a velocidade máxima será de 25 km/h, sendo que só será permitida a circulação nas ciclovias e ciclofaixas.

O decreto, publicado no Diário Oficial desta terça, tem um prazo de 60 dias para a resolução e está de acordo com as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!