Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Maíra Torres

Campinas terá ação de prevenção á doenças renais voltada à população carente nesta quinta-feira

O Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas vai realizar a ação “Saúde dos Rins”, nesta quinta-feira, dia 14 de março, das 8 às 12h no Largo do Rosário. A iniciativa acontece na mesma data do Dia Mundial do Rim, como forma de reconhecer a importância dos cuidados com o órgão.

No local serão feitos exames na população carente e os resultados serão apresentados na hora, tudo de forma gratuita, assim como os encaminhamentos aos postos de saúde. Dentre os exames está a verificação de pressão arterial, índice de massa corporal, peso, altura, teste de urina para detecção de hemácias, leucócitos, nitritos e proteínas na urina, além dos exames de glicemia e creatinina.

A Secretaria de Saúde apoia a ação desde o início, em 2007, e neste ano a campanha também terá o apoio de laboratórios da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante e da Associação de Neurocirurgiões do Estado.

Dados dessas associações estimam que atualmente, 13% dos brasileiros estão em algum estágio da doença renal crônica. Em Campinas, a média é de 100 novos pacientes de hemodiálise a cada ano. Atualmente, são cerca de 1.500 pessoas que passam por esse tipo de tratamento no município.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!