Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Maíra Torres

Campinas vai realizar Campanha contra o Câncer Bucal a partir de 22 de abril

Entre os dias 22 de abril e 4 de maio, a Secretaria de Saúde de Campinas vai promover a 18ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. Neste período, equipes de saúde bucal estarão em centros de saúde realizando exames clínicos e dando orientações preventivas, além de ensinar como realizar o auto exame.

O público alvo são os idosos, que estão mais vulneráveis ao câncer da boca, mas qualquer um que desejar pode passar pela avaliação. Após o exame, os casos que diagnosticarem alterações nas mucosas da língua, lábio e bochecha serão encaminhados para voltar ao Centro de Saúde e realizarem um exame mais detalhado, e, se necessário, passar pelos tratamentos disponíveis.

Já os casos que tiverem suspeita de serem malignos serão direcionados para referências especializadas, no Centro de Especialidades Odontológicas Ouro Verde e Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas.

Como nos anos anteriores, a Campanha acontece no mesmo período da Vacinação Contra Gripe. Também neste ano o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo forneceu mais de 2 mil folhetos informativos sobre o assunto. Na Campanha do ano passado, 25 mil idosos passaram pelos exames clínicos bucais, e destes, 1,1 mil precisaram de encaminhamento aos centros de saúde.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!