Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Capítulo 4 – Planeta Água: é para sempre?

A água representa aproximadamente 60% do peso total de um ser humano adulto e quase 80% do peso total de uma criança. Ela está presente nas células do corpo humano, mas também é encontrada em outras estruturas.

A água, formada por duas partículas de hidrogênio e uma de oxigênio, é vital para várias funções biológicas, como o transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais.

E esse recurso natural está presente em 75% da superfície do Planeta Terra.

No entanto, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a maior parte desse volume, localizada nos mares e oceanos, é imprópria para o consumo humano e para outros fins, como a produção de alimentos.

A quantidade de água doce, ou seja, destinada para os seres humanos e outros animais consumirem, não representa mais do que 3% do total de água existente no planeta.

Educação, conscientização, inovação, respeito e equilíbrio foram palavras usadas de forma unânime por todos os entrevistados desta série de reportagens sobre a relação entre o ser humano e a água.

Para o Engenheiro Civil, especialista em Recursos Hídricos pela Unesp de Ilha Solteira e coordenador geral do Mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Jefferson Nascimento de Oliveira, não foram tomados os devidos cuidados com a água.

De acordo com o Publicitário, professor da ESPM e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, Marcus Nakagawa, o ser humano, infelizmente, esqueceu da própria história.

Os maus hábitos dos brasileiros, do ponto de vista ambiental, devem parar. Esta é a opinião da Advogada especialista em Direito Ambiental e Minerário pela Faculdade Milton Campos, Luciana Lanna.

Mas é possível adotar ações efetivas de proteção aos recursos hídricos, mesmo sem fazer parte de uma Administração Pública, por exemplo? Para a Advogada, socióloga e especialista em Gestão Ambiental pela Unicamp, Renata Franco, isto é um dever de toda a sociedade.

E, mesmo considerando todos os motivos que explicam o atual descaso de parte da sociedade com os recursos hídricos, não é tarde para começar a mudar. Isto segundo a Pedagoga Rosilaine Diniz Piccoli, responsável pela monitoria do Programa Trilha das Águas de Indaiatuba.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!