Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Cidades da região se mobilizam para acolher moradores em situação de rua durante o Inverno

Uma massa de ar polar vinda do Oceano Atlântico atingiu as regiões Sul e Sudeste do Brasil nas últimas semanas. Por conta disto foram registrados vários recordes de temperaturas baixas em diversas cidades.

Uma das consequências disto é a preocupação da população e do Poder Público com uma parcela específica da sociedade: os moradores em situação de rua.

Cidades do interior do Estado de São Paulo adotaram ações específicas há algumas semanas. Uma delas é Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas. Três equipes da Prefeitura, compostas por assistente social, psicólogo, motorista e pessoal de apoio, estão percorrendo a cidade para oferecer acolhimento provisório a homens e mulheres que vivem pelas ruas da cidade.

Chamada de Operação Inverno, o acolhimento de Hortolândia é feito, por enquanto, no Instituto Esperançar. Lá, homens e mulheres vão poder tomar banho e fazer duas refeições, vão receber produtos de higiene pessoal, agasalho e cobertor, além de um colchão para passar a noite. Também é permitido que as pessoas levem um animal de estimação até o local.

Segundo o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social de Hortolândia, Régis Bueno, a iniciativa tem o objetivo de proteger essas pessoas.

Outro município com uma ação parecida é Vinhedo. A equipe da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura encaminha as pessoas em situação de rua, e também aquelas que estão de passagem pelo município, para a Associação Reencontro. A ação vai ser realizada até agosto, das 20h às 7h, em todos os dias da semana.

De acordo com a pedagoga e assessora de Gabinete da Secretaria de Assistência Social de Vinhedo, Maria Isabel Perina, o objetivo principal desta ação é uma das responsabilidades essenciais do Poder Público.

Para mais informações sobre a Operação Inverno nessas cidades, é necessário acessar os seguintes sites: www.vinhedo.sp.gov.br e www.hortolandia.sp.gov.br. Para informações sobre outras cidades é necessário procurar pela Secretaria Municipal de Assistência Social de cada município.

Imagem: Local onde os moradores em situação de rua vão ser levados em Hortolândia durante a Operação Inverno – Prefeitura de Hortolândia

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!