Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Com altas temperaturas e queda do volume de chuvas, Campinas teve outubro mais seco dos últimos seis anos

O último mês de outubro foi o mais seco dos últimos seis anos, segundo o Cepagri da Unicamp. Logo no dia sete de outubro, Campinas bateu um recorde de temperatura ao alcançar 40,4 graus.

Além de ser um dos meses mais quentes, em outubro houve queda no volume de chuva. Durante o período, o Cepagri registrou volume de 44,2 milímetros, redução de mais de 20% em comparação com outubro de 2019.

Segundo Ana Ávila, meteorologista do Cepagri, o aumento das temperaturas durante a primavera está relacionado com a chegada tardia das chuvas.

“Este ano agora em outubro nós tivemos um recorde de temperatura, não tínhamos ainda registrado desde que a estação do Cepagri teve início, em 1990, nós não tínhamos registrado temperatura beirando os trinta e nove graus, então, realmente temos observado temperaturas mais altas. Nós podemos justificar as temperaturas mais elevadas por conta do retardo das chuvas porque quando nós não temos chuvas, temos a primavera já com uma intensa radiação solar e os dias ensolarados e sem chuva fazem que a gente tenha os máximos de temperatura na primavera”.

Segundo Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ, apesar do baixo volume de chuvas, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) não corre risco de ficar sem abastecimento de água.

“ O sistema Cantareira embora esteja na faixa de 33%, mas é um volume suficiente para atender a região do interior, ou seja, das bacias PCJ, então, eu entendo assim: que enquanto o Cantareira estiver com uma disponibilidade acima de 33% ou mesmo um pouco abaixo. Temos o monitoramento do consórcio PCJ que fazem as liberações de vazões, que faz as negociações com os organismos gestores como a Sabesp que é quem opera as aberturas das comportas”. 

O Consórcio PCJ orienta que a população tome medidas de segurança como não lavar calçadas, tomar banhos de quatro minutos e escovar os dentes com as torneiras fechadas. Outras recomendações podem ser observadas no site agua.org.br

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Brasil Esporte Clube