Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Com reduções em 14 áreas, Câmara dos Vereadores de Campinas aprova orçamento para 2021

A Câmara de Vereadores de Campinas aprovou, em primeira votação, o orçamento previsto em quase seis bilhões e meio de reais para o ano de 2021.

O projeto de lei (PL) de autoria do prefeito Jonas Donizette foi votado na manhã desta quinta-feira (19) e prevê aumento de 5,52% no orçamento em relação ao ano de 2020. 

Segundo o PL, oito áreas vão receber mais recursos para o próximo ano. Para a Saúde, o aumento previsto é de 2,85%, para a Educação 1,57% a mais, e para a área de Assistência Social o acréscimo deve ser de 1,27%.

O PL também prevê aumento de mais de 90% para custear Encargos Gerais do Município. Outras 14 pastas, no entanto, devem receber menos recursos do que receberam neste ano, como a Secretaria de Transportes, que deve ter redução de 43,19%, Segurança Pública, com menos 2,29%, e a Secretaria de Trabalho e Renda que deve ter queda de 5,47% no orçamento. 

Agora, o PL deve ficar fora da pauta nas próximas duas votações para que os vereadores possam protocolar emendas e seguir para a segunda votação.

Questionada sobre os aumentos e reduções previstos no orçamento para 2021, a Prefeitura de Campinas informou, em nota, que ajustes no orçamento são feitos “de acordo com os gastos efetivos e projeções para o exercício seguinte”.

Sobre a redução de mais de 40% na Secretaria de Transportes, o motivo, segundo a Prefeitura, é a finalização das obras do BRT.

Nas secretarias de Segurança, Trabalho e Renda, e Desenvolvimento Econômico, segundo a prefeitura de Campinas, “a adequação foi realizada de acordo com os gastos do ano de 2020 e não vai haver cortes nos serviços prestados à população”.

Sobre o aumento de 90% para cobrir encargos gerais municipais, a Prefeitura de Campinas informou que o aumento deve cobrir o aporte de recursos no fundo previdenciário que, a partir de 2021, vai ser contabilizado como despesa da Administração e receita do Camprev, o Instituto de Previdência Social de Campinas.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Panorama Regional