Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Vitória Gomes

Com robô e mais testes de Covid-19, Unicamp negocia realização de exames para cidades da região

Com o auxílio de um robô que deve diminuir em até 50% o tempo de preparo das amostras para testes do novo coronavírus, a Unicamp vai ampliar o número de exames realizados por dia e está em contato com prefeituras da região de Campinas para fazer acordos e atender parte da demanda dos municípios.

O equipamento substitui o trabalho feito por humanos na separação do material genético tanto do vírus quanto do paciente, de forma mais ágil.

Junto com o robô, a universidade recebeu mais de 3 mil testes sul-coreanos, ambos repassados pelo Instituto Butantan, do governo estadual. Segundo a Frente de Diagnósticos da Unicamp, o sistema robótico também amplia a segurança dos exames.

A universidade realiza cerca de 60 exames por dia, que é a demanda atual. De acordo com a Universidade, a partir da chegada de amostras de outras cidades, a capacidade diária será ampliada e os resultados devem continuar a sair em até 48 horas.

Em Campinas, o acordo foi divulgado na última sexta-feira e já prevê a realização de 10 mil exames. Além disso, a previsão também era de que o contrato fosse assinado até esta quarta-feira (20).

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Santa Missa – Catedral