Por Luiz Felipe Leite
Confiança dos empresários da indústria paulista cai; setor vê explicação em fatores emocionais
A confiança dos empresários da indústria paulista não é mais a mesma. Segundo a pesquisa mais recente divulgada pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) caiu de 59,9 pontos em março para 53,7 pontos em abril.
O ICEI é resultado da pesquisa mensal de sondagem industrial do Ciesp. O levantamento é realizado da seguinte maneira: os principais executivos das indústrias paulistas respondem perguntas sobre as condições gerais da economia brasileira, do Estado de São Paulo e das próprias empresas, além da expectativa empresarial para os próximos seis meses.
Apesar da queda em abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial em São Paulo segue acima dos 50 pontos. Isto significa que o setor segue otimista.
Segundo o diretor interino do Ciesp na região de Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, a redução do ICEI é reflexo de fatores emocionais.
Para o empresário Luiz Alberto Soares Souza, dono da Indústria Metalúrgica DDL, que produz rodas para bicicletas e motocicletas, outros fatores tem de ser considerados.
Enquanto a confiança do empresário paulista caiu, a produção industrial brasileira aumentou 0,3% em abril. A elevação foi registrada pela Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última terça-feira.
Apesar do aumento constatado entre março e abril neste ano, o setor apresentou recuo de 3,9% na produção industrial registrada em abril de 2018.
Para mais informações sobre o Índice de Confiança do Empresário Industrial divulgada pelo Ciesp acesse o site www.ciesp.com.br.
Já para saber mais detalhes da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, acesse o seguinte site: www.ibge.gov.br