Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo e Luiz Felipe Leite

Conheça as ações que marcaram o Dia Nacional da Juventude, protagonizadas por jovens católicos

O DNJ (Dia Nacional da Juventude) surgiu no ano de 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na época era discutida a realidade dos jovens. O objetivo da criação da data foi aproximar esse debate da realidade da juventude brasileira.

Desde então é realizado no Brasil, anualmente, um dia de atividades da juventude católica, sempre com um tema a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ ocorre em todo o país no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada.

Neste ano o tema é “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor”, enquanto o lema é “Eu vim para que todos tenham vida”

Na região de Campinas foram realizadas, no último dia 13 de outubro, pelo menos 30 atividades nas cidades que fazem parte da Arquidiocese.

Segundo o assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de Campinas, padre Amauri Thomazzi, a criatividade dos jovens da região foi um dos principais pontos do Dia Nacional da Juventude.

Uma das ações do DNJ na região de Campinas foi realizada em Hortolândia. Foram distribuídos 230 brinquedos para crianças do bairro Santa Rita. No mesmo evento foi feito um trabalho de evangelização com as famílias.

Segundo o psicólogo Edvandro Antônio Pinto, que ajudou a coordenar a ação em Hortolândia, tanto os jovens protagonistas das atividades como as pessoas e entidades atendidas foram igualmente beneficiadas.

Para o filósofo e mestrando em Ciências da Religião pela PUC-Campinas, Felipe Souto, um referencial religioso considerado saudável pode colaborar na formação do caráter dos jovens.

No próximo capítulo desta série de reportagens você vai saber mais detalhes de uma das atividades feitas no Dia Nacional da Juventude: um grupo de jovens levou cartas de consolo aos familiares das detentas da penitenciária feminina de Campinas.

1 Comentário para “Conheça as ações que marcaram o Dia Nacional da Juventude, protagonizadas por jovens católicos”

  1. […] Conheça as ações que marcaram o Dia Nacional da Juventude, protagonizadas por jovens católicos […]

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!