Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Após 10 anos de reivindicações, CRAS do Jd. Bassoli deve ser inaugurado em abril

O bairro Jd. Bassoli, em Campinas, deve receber em abril uma unidade do CRAS, o Centro de Referência à Assistência Social. O CRAS é uma demanda dos moradores da região, em especial das mulheres, desde a inauguração do bairro, que completará dez anos no próximo mês.

Em junho do ano passado, o então prefeito, Jonas Donizette, e a secretária de assistência social, Eliane Jocelaine, anunciaram que o prédio para instalação do CRAS do Jd. Bassoli já havia sido escolhido e a unidade estava prestes a ser inaugurada, no entanto, a data da inauguração não foi informada. 

Diante da falta de respostas, o Fórum de Usuários da Assistência Social Noroeste, organização de usuários e assistentes sociais que atuam na região, encaminhou à Prefeitura de Campinas um abaixo assinado com mais de 500 mil assinaturas pedindo a divulgação da data de abertura do CRAS que deve atender mais de 12 mil pessoas.

Na ocasião, em resposta aos questionamentos da Rádio Brasil Campinas, a Secretaria de Assistência Social informou, por meio de nota, que a secretaria estava em fase de contratação dos concursados que iriam trabalhar na unidade e que o CRAS Bassoli seria inaugurado assim que os concursados assumissem os cargos.

No início de 2021, o prefeito-eleito Dário Saadi (Republicanos), incluiu no Plano de 100 dias de governo a inauguração do CRAS Bassoli. A informação foi muito bem recebida pelos moradores da região, no entanto, as moradoras do Jd. Bassoli alertam para publicações recentes nas redes sociais do vereador Higor Diego Ralla (Republicanos), conhecido como “Higor do Campo Grande”.

Em uma publicação do dia 15 de março, o vereador aparece em uma foto com a atual secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, e afirma que conversou com ela sobre melhorias para a população, entre elas, a abertura de uma unidade do CRAS. 

Em uma publicação do último dia 17, que foi apagada da rede social, o vereador afirma que conversou com moradores da região, que ouviu pedidos por um CRAS e que a demanda será resolvida em breve.

Segundo uma das moradoras do Jd. Bassoli e membro do Fórum de Usuários, Jéssica dos Santos, as recentes publicações do vereador “Higor do Campo Grande” indignam as mulheres do bairro que há quase dez anos lutam pela abertura do CRAS.

“As mulheres estão indignadas porque ele colocou como se ele estivesse lutando pelo CRAS Bassoli, sendo que ele sabe muito bem que o CRAS já está intitulado no Plano de 100 dias do Dário e não é uma luta dele, é uma luta do Fórum dos Usuário, das mulheres do Bassoli, junto com os trabalhadores da assistência social. As mulheres estão super engajadas em lutas para a melhoria do bairro, aí vem um vereador querendo tirar o mérito das mulheres, da população de ter lutado por esse CRAS junto com os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).”

Procurado, o vereador “Higor do Campo Grande”, que foi eleito pela primeira vez nas últimas eleições municipais, encaminhou para a Rádio Brasil Campinas um ofício assinado por ele e encaminhado à Secretaria de Assistência Social no último dia 09, no qual ele pede a implantação do CRAS no Jardim Bassoli, demanda que já está prevista no Plano de 100 dias do governo Dário Saadi. 

O vereador disse que no início de seu mandato, participou de uma reunião com síndicos do Jardim Bassoli na qual eles apresentaram as demandas do bairro, entre elas a abertura do CRAS. O vereador “Higor do Campo Grande” afirma também que não há tentativa de ganho político e que suas redes sociais são usadas para prestação de contas. 

“Eu acho estranho porque, na verdade, o povo tem que ficar chateado quando o vereador some, então, deve ter sido algum engano por parte de algum morador, de algum profissional, que levantou essa hipótese de um ganho político. Não tem essa de ganho político diretamente não, é mais na questão de prestação de contas as minhas postagens nas redes sociais.”

A moradora Jéssica dos Santos afirma que aguarda uma retratação pública do vereador.

“O CRAS Bassoli está aí, vai ter profissionais, mas não pela luta dele, vai ser pela luta nossa. Eu gostaria que ele se retratasse e que colasse nas páginas dele que o CRAS Bassoli vai ser intitulado e que é uma luta das mulheres do Bassoli e do Fórum de Usuários junto com os trabalhadores da Assistência.”

Em nota, a Secretaria de Assistência Social de Campinas afirma que a unidade do CRAS no Jd. Bassoli será inaugurada no próximo mês. A data oficial ainda não foi definida, mas deve acontecer nas primeiras semanas de abril.

Atualização: Às 16h58 desta terça-feira (23), o vereador Higor do Campo Grande encaminhou à Rádio Brasil um print para demonstrar que a postagem do dia 17 de março, mencionada nesta reportagem, não foi excluída de sua rede social. No print é possível ver que a visualização da postagem é permitida apenas àqueles que são “amigos” do vereador na rede social. 

Foto: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!