Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Defesa Civil de Campinas faz alerta contra fake news de eventos climáticos

A Defesa Civil de Campinas registrou, nos últimos três meses, pelo menos 70 alertas falsos de eventos climáticos. As informações foram divulgadas para a reportagem da Rádio Brasil na última quinta-feira (28).

Segundo a direção do órgão, notícias falsas sobre eventos meteorológicos estão circulando em grupos de aplicativos de mensagens. Em seguida os responsáveis pelas informações falsas pegam um alerta gerado pela Defesa Civil e retiram do contexto. Por exemplo, quando uma chuva está prevista para ser mais forte em um determinado bairro da cidade, mas que é divulgada como se fosse atingir toda a Região Metropolitana de Campinas.

De acordo com o diretor da Defesa Civil em Campinas, Sidnei Furtado, a maior preocupação é que esse tipo de comportamento foi registrado durante a primavera. E isso pode piorar com o período de chuvas, no início de dezembro, época que normalmente está associada com o aumento dos trotes.

Ainda segundo Sidnei Furtado, existem várias maneiras dos ouvintes saberem se a informação que eles têm acesso é verdadeira falsa.

O diretor da Defesa Civil de Campinas falou também como é possível que as pessoas ajudem o Poder Público a combater as fake news sobre assuntos climáticos.

A Defesa Civil, além de ser um órgão público, é o conjunto de ações para evitar ou diminuir os impactos dos desastres naturais, preservar a vida da população e restaurar a normalidade da sociedade.

Imagem: Carlos Bassan

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Brasil Agora 4ª Edição