Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Defesa Civil de Campinas vai usar satélites para encontrar focos de incêndio

Um sistema de radar fotográfico via satélites vai ser usado pela Defesa Civil de Campinas neste ano. O objetivo é encontrar focos de incêndios e evitar que eles virem casos de grandes proporções. A medida vai ser válida durante a Operação Estiagem, entre maio e setembro deste ano.

A ação, que vai ser realizada em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foi adotada de forma experimental no ano passado. Durante o período de estiagem de 2018 foram identificados 243 focos de incêndio em Campinas, em especial em áreas verdes extensas e nas margens de rodovias.

Alguns exemplos disto são os arredores do Recanto dos Dourados, localizado no nordeste da cidade, perto do Rio Atibaia e da divisa com Pedreira.

As informações são encaminhadas para os órgãos competentes, como a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ou o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, as imagens via satélites vão ser usadas de forma eficiente pelo Poder Público.

Ainda de acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, o padrão dos focos de incêndio mudou com os passar dos anos.

Para mais detalhes sobre a Operação Estiagem em Campinas acesse o seguinte site: www.campinas.sp.gov.br/governo/seguranca-publica/defesa-civil

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Consagração a Nossa Senhora Aparecida