Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Deputados da Alesp escolhem presidente da CPI das Universidades

Os deputados membros da CPI das Universidades da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), que investiga irregularidades na gestão da USP, Unicamp e Unesp, elegeram na tarde de quarta-feira o deputado Wellington Moura como presidente da comissão. Para o cargo de vice-presidente foi eleita a parlamentar Carla Morando.

O pedido de abertura da CPI foi feito pelo deputado Wellington Moura (PRB), teve como justificativa a influência da ideologia de esquerda nas tomadas de decisão no que se refere ao orçamento das universidades.

A comissão vai analisar a forma como é feita a escolha do reitor e a como os recursos financeiros são repassados às três universidades pelo Estado. Atualmente, as três instituições recebem 9,57% da arrecadação do ICMS do Estado, um repasse de aproximadamente R$ 9 bilhões.

Para o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), a abertura desta CPI é um retrocesso na educação.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, estranhou a motivação da comissão e afirmou estar tranquilo quando a instauração da CPI.

A comissão também deve discutir sobre a possibilidade de cobrar mensalidades em universidades públicas. Sobre este assunto, Knobel deixou bem claro sua opinião.

O próximo passo da CPI é a escolha do relator da comissão. Este, segundo regimento interno é indicado pelos deputados membros.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Acorda Brasil