Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araujo

Dom João Inácio é empossado como Arcebispo Metropolitano de Campinas

Aproximadamente cinco mil pessoas acompanharam, na tarde do último domingo (14), a cerimônia de posse de Dom João Inácio Müller como Arcebispo Metropolitano de Campinas. A celebração foi iniciada pelo Monsenhor José Eduardo Meschiatti.

O posto de Arcebispo Metropolitano estava vago desde junho do ano passado, quando Dom Airton José dos Santos foi transferido pelo Papa Francisco para a Arquidiocese de Mariana (MG).

A cerimônia de posse, que coincidiu com o ducentésimo quadragésimo quinto aniversário de Campinas, foi realizada em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, dedicada à Padroeira da cidade.

Durante coletiva, antes da cerimônia de posse canônica, Dom João Inácio comentou como deve ser sua atuação junto a Arquidiocese de Campinas.

Para Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Campinas, a vinda de Dom João Inácio é encarada com muito otimismo.

Para o cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo a chegada de Dom João Inácio é uma grande alegria para seu povo.

A vinda de Dom João Inácio para Campinas também foi ressaltada pelo Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito e Vigário-Geral da Arquidiocese de São Paulo.

Além de sacerdotes e leigos, autoridades civis também acompanharam a celebração canônica. O prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, comentou sobre a importância da chegada de um novo Arcebispo.

Quem também acompanhou a cerimônia de posse foi Nadir da Silva Melarba, fiel da Diocese de Lorena, que tinha Dom João Inácio como bispo até sua transferência para a Arquidiocese de Campinas.

Ao término da cerimônia, Dom João Inácio Müller, nomeou Monsenhor José Eduardo Meschiatti como novo vigário-geral. Dom João Inácio Müller é o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas. Ele foi nomeado dia 15 de maio pela Santo Padre, Papa Francisco. Como Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller assume a presidência da Sociedade Campineira de Educação e Instrução, mantenedora da PUC-Campinas, do Hospital PUC-Campinas e do Colégio Pio XII, além de assumir a função de Grão Chanceler da PUC-Campinas.

Imagem: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Campinas

 

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!