Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Dom João Inácio Müller é nomeado Arcebispo de Campinas

A Santa Sé anunciou na manhã desta quarta-feira (15) a decisão do Papa Francisco que nomeou Dom João Inácio Müller, até então Bispo da Diocese de Lorena-SP, como 6º Arcebispo Metropolitano de Campinas. A Arquidiocese estava vacante desde 23 de junho de 2018, quando houve a posse de Dom Airton José dos Santos em Mariana-MG, e vinha sendo conduzida pelo Monsenhor José Eduardo Meschiatti, na função de Administrador Diocesano.

Dom João Inácio Müller nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul (RS). Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores no dia 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote aos 3 de dezembro de 1988. Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre-RS, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum em Jerusalém. Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual no Instituto Antonianum em Roma.

De 1988 a 1990 foi Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari. De 1990 a 1992 foi Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação no Seminário Menor em Arroio do Meio. De 1992 a 1994 foi Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional, Guia dos Candidatos ao Postulantado em Lomba do Pinheiro. Em 1997 e 1998 foi Guardião do Convento São Boaventura e, de 1997 a 2004 foi Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista em Daltro Filho, distrito do município de Imigrante-RS.

No dia 25 de setembro de 2013 o Papa Francisco nomeou Dom João Inácio como Bispo da Diocese de Lorena. Ele recebeu a Sagração Episcopal pelas mãos do Cardeal Dom Cláudio Hummes no dia 15 de dezembro de 2013 em Santa Clara do Sul, sua terra natal, escolhendo com lema do seu episcopado: Amor Dei Gloria (O amor é a glória de Deus).

A posse do novo arcebispo acontecerá no dia 14 de julho, aniversário de Campinas, às 15h00, em celebração campal na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!