Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Domingo termina o horário de verão; especialista dá dicas para retomar a rotina

O horário de verão, que começou no dia 4 de novembro de 2018, termina no próximo domingo, dia 17. Os moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal deverão atrasar o relógio em uma hora.

Com a mudança, é comum o estranhamento do corpo, o que pode atrapalhar o sono e causar desconforto na hora de dormir, segundo a médica endocrinologista Mila Cunha.

Para a melhor adaptação, a especialista dá dicas de como diminuir o impacto desta mudança no dia-a-dia.

Mila ainda destaca que a mudança causada pelo horário de verão impacta principalmente o sono e ressalta a importância de manter uma rotina.

Em vigor desde 1931, a mudança de horário foi uma ação do governo para gerar economia de energia. Porém, com o passar dos anos, os picos de consumo passaram a ser registrados nos momentos mais quentes ao longo do dia, com grande utilização de aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, sobretudo no comércio.

Por isso, a Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), por exemplo, entende que a alteração nos relógios não se justifica mais.

Em setembro de 2017, o governo federal chegou a anunciar a intenção de abandonar o horário de verão a partir de 2018, mas voltou atrás.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!