Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Entidades alertam para atualização das carteiras de vacinação

A atualização constante das carteiras de vacinação, em especial contra a Meningite Meningocócica, é uma das recomendações de especialistas em saúde ouvidos nesta semana pela Rádio Brasil Campinas.

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados no ano passado 1.100 casos e 222 mortes causadas pela doença no Brasil.

A morte de Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Lula, acendeu a discussão sobre o assunto. Ele, que tinha sete anos de idade, faleceu na última sexta-feira vítima de Meningite Meningocócica.

A meningite surge quando as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, ficam inflamadas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre e confusão mental.

Segundo o pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, o calendário vacinal no Brasil é satisfatório. Isto inclui a da Meningite Meningocócica, causada por uma bactéria.

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina do tipo C da doença, enquanto a rede particular tem as vacinas C, B e ACWY.

A vacina do tipo C, utilizada no Programa Nacional de Imunizações, é aplicada em bebês aos três meses, aos cinco meses e quando eles completam um ano de idade. Recentemente ela passou a ser oferecida para crianças de 12 a 13 anos.

Já a vacina do tipo B é indicada para a imunização de crianças a partir de dois meses a adultos com 50 anos de idade contra a Meningite Meningocócica do grupo B.

A vacina ACWY, que combate os tipos ACWY da doença, é indicada no primeiro ano de vida, com reforços entre 12 a 15 meses, entre 5 a 6 anos e na adolescência.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Imunizações de Campinas, Gabriela Marchesi, é fundamental que as pessoas mantenham as carteiras de vacinação em ordem.

O tipo de meningite que causou a morte de Arthur Araújo Lula da Silva não foi informado pelo Hospital Bartira, onde ele estava internado.

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Musical Católico