Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Especialista afirma que adesão ao Programa de Demissão Voluntária da Emdec não deve ser a esperada

A adesão ao PDV (Programa de Demissão Voluntária) da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), responsável pela operação do trânsito da cidade, não deve ser a esperada pela direção da Autarquia. A afirmação é do economista e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da PUC-Campinas, professor Dimas Gonçalves.

O PDV foi lançado oficialmente nesta segunda-feira pela Emdec. O programa é voltado aos funcionários que recebem contribuição previdenciária e que já estão aposentados. Segundo a Emdec, por meio de nota enviada para a imprensa, o objetivo principal da ação é revitalizar o quadro funcional da empresa e incentivar quem preenche os requisitos e tem interesse em desligar-se da empresa.

Ainda de acordo com a Autarquia, a reposição dos empregados deve ser feita, caso necessário, por concurso público. A Autarquia possui, no total, 900 servidores.

Segundo o professor Dimas Gonçalves, iniciativas como esta já foram feitas no passado em Campinas e não surtiram os efeitos desejados.

Ainda de acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da PUC-Campinas, os profissionais não devem se arriscar a voltar ao mercado enquanto a crise perdurar.

Enquanto abre um PDV para incentivar a saída de funcionários, a Emdec continua arrecadando recursos financeiros com a aplicação de multas de trânsito. Em todo o ano passado foram mais de R$ 94 milhões arrecadados na cidade. Trata-se do maior valor recebido com multas de trânsito desde 2012.

Questionado se há uma relação entre esse montante e a abertura de um PDV para, eventualmente, cortar custos, o professor Dimas Gonçalves respondeu que vai ser necessário avaliar o balanço financeiro da empresa.

A Emdec informou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai mais se posicionar sobre o assunto.

Imagem: EMDEC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!