Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Especialista alerta para importância de vacinar bebês contra o Sarampo

Os quatro casos de Sarampo confirmados na última semana, em uma creche municipal de Campinas, reascenderam a discussão sobre a vacinação em crianças contra a doença.

O caso ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Ministro Gustavo Capanema, no DIC VI. As crianças têm entre sete meses e um ano e cinco meses de idade.

Segundo um especialista ouvido nesta segunda-feira pela reportagem da Rádio Brasil Campinas, a existência de casos autóctones de Sarampo na RMC (Região Metropolitana de Campinas) motiva um reforço na vacinação da população. Esta é a opinião do infectologista do Hospital PUC-Campinas, André Giglio Bueno.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da atual campanha de vacinação contra o Sarampo é de jovens de 15 a 29 anos de idade. No entanto, a vacina é contraindicada para mulheres grávidas e indivíduos com baixa imunidade.

Ainda segundo o infectologista André Giglio Bueno, crianças com idade entre seis meses a um ano também devem ser imunizadas.

Segundo a Prefeitura de Campinas, a cobertura vacinal de Sarampo alcançou 98,15% das crianças de 12 meses da cidade. Em relação ao caso das crianças contaminadas com a doença na creche do DIC VI, foi realizado o bloqueio vacinal em todos os alunos da unidade e em pessoas com quem elas tiveram contato.

Ainda de acordo com a Administração Municipal, a vacina contra o Sarampo está disponível em todos os centros de saúde de Campinas.

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!