Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Especialistas alertam para cuidados com a rede elétrica na montagem de barracas, palcos e fogueiras de Festas Juninas

A CPFL Energia, responsável pela distribuição e fornecimento de energia elétrica na maior parte das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) divulgou recentemente uma série de orientações com cuidados com a rede de energia durante as festas juninas.

As dicas são para as pessoas terem cuidado com a eletricidade durante a organização de quermesses e a montagem de barracas, palcos e fogueiras.

As orientações da CPFL Energia fazem parte da campanha Guardião da Vida. A iniciativa tem o objetivo de unir a sociedade em prol da vida e alertar as pessoas dos riscos do convívio inadequado com a rede elétrica.

Segundo a companhia, é ideal que os usuários utilizem produtos com garantia e que tenham selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). É necessário também ficar atentos ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos que, em contato com a rede elétrica, podem provocar acidentes.

Para o gerente de operações da CPFL Energia, André Bertanha, esses acidentes podem resultar em riscos para a vida das pessoas.

De acordo com o engenheiro elétrico Augusto Mahder, que trabalhou em diversas empresas de concessão de energia elétrica no Estado de São Paulo, os detalhes no uso de equipamentos elétricos são essenciais.

Outras orientações da CPFL sobre o assunto são: nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes ou cabos e nem coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos, em sua confecção, próximos da rede elétrica; nunca acenda fogueiras perto da rede elétrica e nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.

Segundo o engenheiro elétrico e coordenador do curso de engenharia elétrica da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, Gustavo Anselmo, os acidentes podem ser evitados caso as pessoas tenham calma durante a organização das festas.

Para mais informações sobre cuidados com instalações elétricas durante festas juninas é necessário acessar o seguinte site: www.cpfl.com.br

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!