Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Especialistas dão orientações para consumidores evitarem problemas de compras para o Dia das Crianças

Pesquisar preços de produtos, evitar compras por impulso e, principalmente, buscar o máximo de informações possíveis. Estas são algumas dicas que especialistas ouvidos pela reportagem da Rádio Brasil Campinas forneceram para o consumidor evitar problemas na hora das compras para o Dia das Crianças.

Problemas como, por exemplo, pagar produtos por preços mais elevados do que o normal. Isto é possível, segundo pesquisa realizada recentemente em Campinas pelo Procon. O levantamento comparou 57 itens entre bicicletas, bonecas, bonecos, jogos e massinha de modelar.

A maior diferença de preço encontrada foi de mais de 110% em uma massa de modelar, que pode custar de R$ 37,90 até R$ 79,90.

Segundo o economista e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas, Izaías de Carvalho Borges, o consumidor deve planejar a compra com a maior antecedência possível, sem deixar isto para a última hora.

De acordo com o advogado e assessor do Procon de Campinas, Francisco Togni, o consumidor deve guardar todos os documentos das compras realizadas.

Para a administradora, contabilista e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Campinas, Máyra Ferreira Candido Monteiro de Castro, o consumidor deve adquirir o máximo de informações possíveis sobre o produto que irá adquirir.

Isso também vale para os comerciantes, para que eles possam fidelizar clientes, por exemplo. A falta de informações corretas, segundo Máyra, pode afugentar os consumidores.

Caso ocorra algum problema durante as compras que exija uma denúncia, procure pelo Procon da sua cidade ou estado por meio do seguinte site: www.portaldoconsumidor.gov.br

Reportagem: Luiz Felipe Leite
Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Notícias em 30